O exame de Doppler Transcraniano trata-se de um exame específico de ultrassonografia, que tem o objetivo de analisar o fluxo sanguíneo das grandes artérias cerebrais, para detectar a presença de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas. O procedimento é indicado para uma avaliação cerebral rápida não invasiva do paciente.
O Doppler Transcraniano é um exame indolor, não requer uso de anestesia e nem sedação e pode ser realizado quantas vezes o especialista julgar necessário, sem risco de exposição do paciente à radiação.
Realização
Como o Doppler trata-se basicamente de uma ultrassonografia do cérebro, não exige preparo prévio ou jejum. Há somente algumas recomendações para a realização do exame, que incluem: se alimentar bem, prender os cabelos e retirar lentes de contato, brincos e acessórios metálicos no dia do procedimento.
Durante o exame, o paciente pode permanecer sentado ou deitado na maca, em seu leito ou mesmo na cadeira de rodas, pois o aparelho utilizado no procedimento é portátil. O tempo de duração do exame varia entre 40 e 90 minutos.
Indicações
O exame de Doppler Transcraniano é indicado quando o neurologista julga necessária uma verificação da estrutura vascular cerebral do paciente, diante da ocorrência de determinadas condições clínicas, incluindo desmaios, vertigens, AVC (Acidente Vascular Cerebral), anemia falciforme e enxaqueca.
O exame é realizado com objetivo de investigar os sintomas citados e detectar a presença de doenças cerebrovasculares.
Além disso, o exame também avalia as condições da substância negra e indica quando há degeneração desta região cerebral, fator que configura um indicativo da Doença de Parkinson.
Entre em contato e agende a realização de seu doppler, caso haja prescrição médica.
Fonte: Neuro Blog – 9 de Setembro de 2020